Coreia do Norte dispara 'vários projéteis'

Ação acontece seis dias após lançamento de mísseis

Kim Jong-un acompanha lançamento de mísseis, em 25 de julho
Kim Jong-un acompanha lançamento de mísseis, em 25 de julho (foto: EPA)
20:07, 30 JulSEUL ZLR

(ANSA) - A Coreia do Norte lançou "diversos projéteis não identificados" na manhã desta quarta-feira (31), pelo horário local, menos de uma semana depois de ter disparado dois mísseis de curto alcance em "advertência" à Coreia do Sul.

Por meio de um comunicado, o Estado Maior das Forças Armadas de Seul afirmou que os disparos foram feitos a partir do litoral nordeste do país vizinho. Não se sabe ainda a exata natureza dos lançamentos nem a distância percorrida pelos projéteis, mas a Coreia do Sul diz monitorar a situação.

O regime de Kim Jong-un já havia disparado dois mísseis de curto alcance na última quinta (25), pouco menos de um mês depois do encontro entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Panmunjom, que parecia marcar a retomada das negociações para desnuclearizar a península.

As conversas entre EUA e Coreia do Norte estão travadas desde a fracassada cúpula entre Kim e Trump no Vietnã, em fevereiro. Na ocasião, o norte-coreano exigiu do americano o fim das sanções internacionais para desmantelar seu principal complexo nuclear.

Pyongyang também critica a intenção da Coreia do Sul de retomar os exercícios militares conjuntos com os EUA, manobras que foram suspensas por Trump no ano passado. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA