Coreia do Norte volta a disparar mísseis, dizem sul-coreanos

Este foi o terceiro teste de mísseis balísticos em uma semana

Coreia do Norte volta a disparar mísseis, dizem sul-coreanos (foto: Ansa)
13:37, 02 AgoNOVA YORK ZCC

(ANSA) - A Coreia do Norte realizou mais dois testes de mísseis balísticos de curto alcance, semelhantes aos lançados nos últimos dias, informou o Estado-Maior Conjunto em Seul.

Segundo as autoridades, os disparos teriam ocorrido na manhã desta sexta-feira (2), no horário local. Até o momento, não se sabe ainda a exata natureza dos lançamentos nem a distância percorrida pelos projéteis.

Ontem (31), o Estado Maior das Forças Armadas de Seul já havia afirmado que o regime de Kim Jong-un lançou "diversos projéteis não identificados", menos de uma semana depois de ter disparado dois mísseis de curto alcance em "advertência" à Coreia do Sul.

Na ocasião, eles caíram no Mar do Japão. Kim, por sua vez, chegou até a divulgar as primeiras imagens do lançamento, que foram reveladas pela emissora estatal KCTV. Na foto é possível ver um projétil no ar e o líder norte-coreano o observando.

Os novos disparos acontecem enquanto as conversas entre a Coreia do Norte e os EUA estão travadas desde a fracassada cúpula entre Kim e Donald Trump no Vietnã, em fevereiro. Na data, o norte-coreano exigiu do americano o fim das sanções internacionais para desmantelar seu principal complexo nuclear.

Pouco tempo de saber do disparo desta quinta, Trump disse que "não está preocupado" com os lançamentos e explicou que as negociações com a Coreia do Norte estão concentradas nos mísseis nucleares.

"Os mísseis norte-coreanos são de curto alcance, são padrão. Nunca os discutimos", afirmou Trump, diminuindo os temores sobre os recentes lançamentos de Pyongyang. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en