Trump ameaça destruir economia da Turquia se intervenção na Síria for exagerada

Republicano retirou tropas da região e abriu caminho para ataque

Trump ameaça destruir economia da Turquia se intervenção na Síria for exagerada
Trump ameaça destruir economia da Turquia se intervenção na Síria for exagerada (foto: ANSA)
19:43, 07 OutWASHINGTON ZCC

(ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou "destruir totalmente a economia da Turquia", caso seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, faça algo "fora dos limites" em sua ofensiva na Síria.

"Como já afirmei antes, e apenas para reiterar, se a Turquia fizer algo que eu, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a Economia da Turquia (já fiz isso antes!), escreveu o republicano em sua conta no Twitter na tarde desta segunda-feira (7).

Em uma segunda mensagem na rede social, Trump ainda alertou que "eles devem, com a Europa e outros, vigiar os combatentes e famílias do Estado Islâmico capturados".

"Os EUA fizeram muito mais do que se poderia esperar, incluindo a captura de 100% do califado Estado Islâmico. Agora é hora de outros na região, alguns de grande riqueza, protegerem seu próprio território. Os EUA são grandes!", acrescentou.

Ontem (6), o chefe de Estado americano anunciou a retirada de suas tropas do nordeste da Síria, território ocupado atualmente pelos curdos, e abriu caminho para uma invasão comandada pela Turquia.

Erdogan, por sua vez, disse nesta segunda que seu Exército já está pronto para iniciar a ofensiva contra milícias curdas no território sírio. "Há uma frase que sempre usamos: podemos chegar a qualquer noite, sem aviso", ameaçou. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA