Restos mortais de Francisco Franco são exumados na Espanha

Corpo do ex-ditador irá para mesmo cemitério onde jaz sua esposa

Restos mortais de Francisco Franco são exumados na Espanha (foto: EPA)
13:36, 24 OutROMA ZRS

(ANSA) - Os restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco foram exumados nesta quinta-feira (24) do luxuoso mausoléu localizado em Madri, onde estavam havia mais de 40 anos.

Segundo governo espanhol, os trabalhos de exumação no Vale dos Caídos começaram pela manhã e os restos mortais de Franco serão novamente sepultados no cemitério de El Pardo, em Madri, onde está enterrada sua esposa, Carmen Polo.

"É uma grande vitória da dignidade, da memória, da justiça, da reparação e, portanto, da democracia espanhola", disse o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

O governo do premier espanhol colocou a exumação de Franco como uma de suas prioridades. O objetivo é evitar que o local se tornasse uma área de peregrinação da extrema-direita para o ex-ditador ser "enaltecido ou homenageado".

O processo era para ter sido feito em 2018, mas a exumação foi adiada em mais de um ano por conta da batalha judicial iniciada por sete netos de Franco. A família do ex-ditador queria que que ele fosse levado para a Catedral de Almudena, no centro da capital espanhola.

Franco foi um militar responsável por integrar o golpe de Estado que, em 1936, marcou o começo da Guerra Civil no país europeu.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA