Polícia evacua dois acampamentos de migrantes em Paris

Medida faz parte da decisão do governo de retomar controle

Polícia evacua dois acampamentos de migrantes em Paris
Polícia evacua dois acampamentos de migrantes em Paris (foto: EPA)
11:49, 07 NovPARIS ZCC

(ANSA) - A polícia francesa desmantelou nesta quinta-feira (7) dois acampamentos de migrantes localizados ao norte de Paris e provocou a evacuação de pelo menos 1,6 mil pessoas.

A decisão foi tomada um dia depois que o ministro do Interior da França, Christophe Castaner, anunciou um controverso pacote de medidas para recuperar o controle da imigração.

Ontem (6), o político afirmou ter assumido "o compromisso" de esvaziar os campos no nordeste da capital do país europeu "até o final do ano". A operação contou com cerca de 600 policiais e afetou os migrantes que viviam em barracas improvisadas. Todos foram levados para centros de acolhimento.

De acordo com as autoridades francesas, a ação já faz parte da implementação do plano do governo e outras evacuações serão realizadas porque é algo que se tornou "incontrolável".

Além disso, a polícia ficará presente na região para impedir a criação de novos campos.

Apesar da decisão, Castaner prometeu, durante coletiva de imprensa, que analisará a situação de cada um dos migrantes, ressaltando o desejo do governo de Emmanuel Macron de acolher os refugiados.

"Há homens e mulheres que aguardam a resposta do pedido de asilo. Para isso, temos locais que dobramos de quantidade desde 2015. Eles serão mais de 100 mil até o fim deste ano", explicou à France Info. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA