Harry expressa 'grande tristeza' por deixar família real

Duque de Sussex quebrou o silêncio em um evento em Londres

Harry expressa 'grande tristeza' por deixar família real (foto: EPA)
08:55, 20 JanROMA ZRS

(ANSA) - O príncipe Harry quebrou o silêncio neste domingo (19) e expressou sua "grande tristeza" por deixar as funções na família real britânica.

O duque de Sussex comentou pela primeira vez sobre a decisão de renunciar a seus títulos de nobreza durante um discurso em um evento beneficente em Londres.

"Nossa esperança era continuar servindo à Rainha, à Comunidade Britânica e às associações militares sem financiamento público. Infelizmente, isso não foi possível. Isso me traz uma profunda tristeza", disse Harry.

O marido da ex-atriz Meghan Markle ainda pediu para os britânicos compreenderem a decisão tomada pelo casal e afirmou que possui um "enorme respeito" pela rainha Elizabeth II.

"O Reino Unido é minha casa e o lugar que eu amo. Isso nunca vai mudar. Tem sido um privilégio estar ao seu serviço e continuaremos a fazê-lo. Sempre tive um enorme respeito pela minha vó, por minha comandante-em-chefe, e estou incrivelmente agradecido a ela e ao restante da família pelo apoio que têm nos dado a Meghan e a mim nos últimos meses. Agradeço por me darem a coragem para dar este novo passo", continuou o príncipe.

Os duques anunciaram, no último dia 8 de janeiro, que deixariam a função de "membros seniores" para conquistarem a independência financeira. Após uma reunião entre a rainha Elizabeth II e os príncipes Charles, William e Harry, foi determinado um período de transição para o processo.

Harry e Meghan não poderão mais usar o título de "alteza real" e deixarão de receber dinheiro público para realizar deveres reais. Os dois também deverão ressarcir 2,4 milhões de libras (cerca de R$ 13 milhões) aos cofres públicos do país por conta da reforma da residência oficial do casal, o Frogmore Cottage, no Castelo de Windsor.

Além disso, Harry e Meghan disseram que pretendem dividir seu tempo entre Reino Unido e América do Norte, o que gerou dúvidas sobre o esquema de segurança. A ex-atriz norte-americana viveu no Canadá em decorrência da série "Suits", onde era uma das principais estrelas.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA