Nacionalistas do Sinn Fein lideram eleições na Irlanda

Partido é considerado ex-braço político do IRA

Nacionalistas do Sinn Fein lideram eleições na Irlanda
Nacionalistas do Sinn Fein lideram eleições na Irlanda (foto: EPA)
18:39, 10 FevSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - O partido nacionalista Sinn Fein, considerado o ex-braço político do grupo paramilitar IRA, aparece como o mais votado nas eleições legislativas da Irlanda, realizadas no último sábado (8), de acordo com os resultados da primeira fase da apuração.
   

O Sinn Fein está com 24,5% dos votos, na frente de partidos moderados que historicamente dominaram a cena política na Irlanda, como o Fianna Fail (FF), de Micheal Martin, com 22,2%, e o Fine Gael (FG) do primeiro-ministro Leo Varadkar, com 20,9%.
   

Apesar de liderar, o partido ainda precisaria negociar com outras legendas a formação de um governo de coalizão, pois a porcentagem de votos não garantiria a maioria no Parlamento.
   

Ainda assim, a líder do Sinn Fein, Mary Lou McDonald, comemorou o resultado, descrevendo-o como "uma revolução nas urnas".

O IRA - Exército Republicano Irlandês - é uma organização paramilitar que se opõe à presença britânica na Irlanda no Norte. Como bandeiras de campanha, o Sinn Fein defende a reunificação da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, mas também uma plataforma socialmente liberal, com espaço para discutir o casamento gay e o abordo. O resultado oficial das eleições deve ser divulgado nos próximos dias. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en