Benny Gantz é eleito presidente do Parlamento de Israel

Líder político fez acordo com Benjamin Netanyahu, informa mídia

Benny Gantz teria firmado acordo com Benjamin Netanyahu para por fim a imbróglio político
Benny Gantz teria firmado acordo com Benjamin Netanyahu para por fim a imbróglio político (foto: EPA)
14:09, 26 MarTEL AVIV ZGT

(ANSA) - O encarregado de formar um novo governo em Israel, Benny Gantz, foi eleito nesta quinta-feira (26) como o novo presidente do Parlamento (Knesset) após um acordo político com seu rival, o premier Benjamin Netanyahu.

Gantz recebeu 74 votos a favor e 18 contra e foi apoiado também pelo bloco de direita liderado por Netanyahu. Com isso, ele substitui o aliado do atual primeiro-ministro, Yuli Edelstein.

Segundo a mídia local, o acordo político prevê que o líder do partido Azul e Branco assuma ainda o cargo de vice-premier e de ministro das Relações Exteriores por 18 meses. Depois desse período, Netanyahu se comprometeu a passar a função para Gantz.

O imbróglio político se arrasta há meses em Israel, que precisou passar por três eleições, e parece estar chegando ao fim. Apesar de Gantz ter informado que não faria uma governo de unidade nacional com Netanyahu, a emergência provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) acabou aproximando os dois expoentes.

Israel já registra 2.666 casos da nova doença Covid-19 e oito mortes confirmadas. O país vive em uma quarentena obrigatória para evitar a disseminação acelerada do vírus. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en