'Tempo dirá' quem será presidente dos EUA, diz Trump

Presidente fez seu 1º discurso desde que foi derrotado por Biden

Presidente fez seu 1º discurso desde que foi derrotado por Biden
Presidente fez seu 1º discurso desde que foi derrotado por Biden (foto: EPA)
19:47, 13 NovWASHINGTON ZCC

(ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nesta sexta-feira (13) seu primeiro pronunciamento desde a vitória de seu rival, o democrata Joe Biden, nas eleições de 3 de novembro, e disse que "o tempo dirá quem tomará posse em janeiro".

A declaração foi dada durante entrevista coletiva na Casa Branca para detalhar a atuação do governo no combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

"Esta administração não entrará em lockdown. Espero que, aconteça o que acontecer no futuro, quem sabe qual será a administração, o tempo dirá, mas posso afirmar: esta administração não vai para um lockdown", afirmou, ao comentar o impacto que causaria um bloqueio em meio à pandemia.

Segundo projeções da imprensa americana, Biden obteve 306 votos no colégio eleitoral contra 232 para o republicano. O número é o inverso do que deu a vitória de Trump sobre a democrata Hillary Clinton em 2016.

Apesar do resultado, o presidente se recusa a aceitar a derrota e alegou uma suposta fraude eleitoral. Trump, que não citou em nenhum momento a vitória de Biden, detalhou a "Operação Warp Speed", na qual sua administração realizou parcerias com indústrias farmacêuticas para criar e distribuir uma vacina contra a Covid-19.

De acordo com o republicano, a operação é "incomparável em qualquer parte do mundo" e diversos líderes mundiais o chamaram para parabenizá-lo. Ele ainda explicou que o imunizante da Pfizer será aprovado muito em breve.

"A administração vai agora gerir a distribuição da vacina", disse Trump, acrescentando que o medicamento estará "disponível para toda a população o mais rápido possível, em abril". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA