Brexit: Espanha e Reino Unido chegam a acordo sobre Gibraltar

Território britânico entrará na Área Schengen

Gibraltar entrará na Área Schengen
Gibraltar entrará na Área Schengen (foto: AFP)
12:35, 31 DezROMA ZGT

(ANSA) - A poucas horas da entrada em vigor do Brexit, os governos do Reino Unido e da Espanha chegaram a um "princípio de acordo" sobre o território de Gibraltar nesta quinta-feira (31) e o local poderá fazer parte de programas da União Europeia, como a Área Schengen.

"Hoje é um dia de esperança. Removemos uma barreira", disse a ministra das Relações Exteriores da Espanha, Arancha González Laya.

As negociações sobre o território britânico localizado nas águas espanholas não foram incluídas nos tratados do Brexit, anunciado em 24 de dezembro e ratificado nesta quarta-feira (30), sendo realizadas de maneira paralela pelos dois governos.

Caso nenhum acordo tivesse sido atingido, a área poderia voltar a ser um grande problema diplomático entre as duas nações, como ocorria antes da União Europeia. Um dos pontos que trariam muita confusão seria, por exemplo, a chegada e partida de aviões - que invadiriam o espaço aéreo espanhol - além da passagem de navios pelo Estreito de Gibraltar.

Ao entrar no tratado de Schengen, as fronteiras áreas, terrestres e marítimas voltam a ser comuns.

Gibraltar passou para o controle dos britânicos em 1713, mas a relação sobre o território só "acalmou" na década de 1970 com a integração europeia. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA