Rainha retira títulos e apoio financeiro de Harry e Meghan

Nota oficial do Palácio de Buckingham oficializa renúncia

Harry e Meghan não vão retornar ao seu trabalho na realeza britânica (foto: EPA)
14:48, 19 FevLONDRES ZGT

(ANSA) - A rainha Elizabeth retirou oficialmente nesta sexta-feira (19) todos os títulos honorários, patrocínios financeiros e papéis de honras militares do príncipe Harry e de Meghan Markle após a renúncia de ambos às funções reais.

"O duque e a duquesa de Sussex confirmaram à Sua Majestade que não retornarão como membros trabalhadores da família real. Após conversas com o duque, a rainha confirmou por escrito que, ao se afastar do trabalho da família real, não é possível continuar com as responsabilidades e deveres inerentes a uma vida de serviço público", diz o comunicado oficial do Palácio de Buckingham.

A nota ainda ressalta que "as nomeações militares honorárias e patrocínios reais" de ambos serão "devolvidos à Sua Majestade, antes de serem redistribuídos entre os membros trabalhadores da família real".

O comunicado finaliza dizendo que, apesar de estarem "tristes" com a situação, "o duque e a duquesa ainda são membros queridos da família".

Em resposta, Harry e Meghan informaram que "como evidencia o trabalho no último ano, o duque e a duquesa de Sussex permanecem comprometidos com seus deveres e serviços no Reino Unido e ao redor do mundo". "Oferecemos nosso apoio contínuo às organizações que nós representamos em nossos papéis oficiais. Nós podemos viver uma vida de serviço. Serviço é universal", disseram ainda.

O anúncio oficial da rainha Elizabeth II vem um ano após o casal anunciar que estava renunciando aos serviços ligados à realeza. Os dois se mudaram para os Estados Unidos, onde vivem com o filho Archie - além da atual gravidez de Meghan.

Com a decisão, Harry perde os títulos militares da Marinha e Aeronáutica que possuía e Meghan deixa de ser patrocinadora do The Royal National Theatre e da Association of Commonwealth Universities.

Segundo especulações, os dois estão focando suas ações na área de entretenimento - Meghan é atriz - e teriam fechado um acordo recente de US$ 110 milhões com a Netflix. Além disso, um novo podcast deles no Spotify é estimado em US$ 42 milhões. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA