Na Toscana, Papa pede aliança para superar desafios do mundo

Francisco também fez homenagem ao padre italiano Zeno Saltini

Na Toscana, Papa pede aliança para superar desafios do mundo (foto: EPA)
11:55, 10 MaiFLORENÇA ZCC

(ANSA) - O papa Francisco iniciou nesta quinta-feira (10) sua visita a Nomadelfia, distrito de Grosseto, e Loppiano, na província de Florença, onde propôs para a comunidade católica uma "aliança" na tentativa de superar os principais desafios do mundo contemporâneo.

"Nesta mudança de época que estamos vivendo é preciso um compromisso não só para o encontro entre as pessoas, as culturas e os povos, mas também para vencer, todos juntos, o desafio de construir uma cultura compartilhada", explicou o Pontífice, perante aos milhares de fiéis.

Durante sua homilia na segunda etapa da viagem, Francisco falou junto a comunidade católica sobre as "urgências dramáticas" da humanidade, que obriga "o máximo" dos cristãos.

Além disso, o Santo Padre desafiou a todos os fiéis a viverem de uma maneira "aberta, sincera, franca", sem hipocrisia, "para não destruir a Igreja e a própria vida".

Já em Nomadelfia, Jorge Mario Bergoglio prestou uma homenagem ao padre italiano Zeno Saltini, fundador da comunidade, durante uma cerimônia no cemitério em que está o túmulo do religioso.

Logo depois, o Papa passou diante dos túmulos dos primeiros membros da Comunidade e seguiu para o "Poggetto" para participar de um encontro com o núcleo familiar, visitar a casa central e a capelinha. Francisco também conheceu o salão "Don Zeno" e deu carona para algumas crianças da comunidade em seu papamóvel, antes de sua homilia.

"A lei da fraternidade, que caracteriza a vida, foi o sonho e o objetivo de toda a existência de padre Zeno, que desejava uma comunidade de vida inspirada no modelo descrito nos Atos dos Apóstolos", afirmou.

Segundo o líder da Igreja Católica, esta é uma forma peculiar onde não há espaço para o isolamento ou a solidão, mas está em vigor o principio da colaboração entre as famílias, onde todos são irmãos pela fé. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA