Vaticano anuncia nome de nova Constituição Apostólica

O documento deve se chamar "Praedicate Evangelium"

Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano
Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano (foto: ANSA)
19:56, 13 JunCIDADE DO VATICANO ZLR

(ANSA) - A nova Constituição Apostólica da Santa Sé deve se chamar "Praedicate Evangelium", ou "Preguem o Evangelho", em português, anunciou o Vaticano nesta quarta-feira (13).

O documento está sendo redigido pelo "C9", conselho de nove cardeais formado pelo papa Francisco para reformar a estrutura da Cúria Romana. No entanto, como ressaltou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, o nome ainda não é definitivo, já que a palavra final cabe ao Pontífice.

Os cardeais já concluíram uma primeira versão do texto, que foi analisada durante os trabalhos da 25ª reunião do C9, concluída nesta quarta. "O texto ainda será definido. O Papa pode fazer o que quiser, pode dá-lo a quem quiser para que seja examinado. Não é porque o texto está pronto que se pode publicá-lo de imediato", disse Burke.

A atual Constituição Apostólica se chama "Pastor Bonus" e foi promulgada por João Paulo II, em 1988. Sua renovação é um dos principais objetivos de Francisco, para desburocratizar e aumentar a transparência da Cúria.

Cada dicastério da Igreja teve sua estrutura avaliada e revisada pelos cardeais, para combater o desperdício e impor padrões internacionais à administração católica. Além isso, a nova Constituição deve aumentar a participação das mulheres nos órgãos da Santa Sé.

A próxima reunião do C9 acontecerá entre 10 e 12 de setembro de 2018. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA