Papa nomeia brasileira para Sala de Imprensa da Santa Sé

Cristiane Murray trabalha na Rádio Vaticano desde 1995

Papa nomeia brasileira para Sala de Imprensa da Santa Sé
Papa nomeia brasileira para Sala de Imprensa da Santa Sé (foto: Reprodução / Twitter)
08:52, 25 JulCIDADE DO VATICANO ZCC

(ANSA) - O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (25) a brasileira Cristiane Murray como nova vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé.

A indicação segue a renovação dos nomes à frente da comunicação do Vaticano. A brasileira trabalhará ao lado do novo diretor, Matteo Bruni, que assumiu o cargo no último dia 22 de julho.

“Recebi essa nomeação com muita emoção. Para os jornalistas e todos colegas do Dicastério para a Comunicação é um grande reconhecimento do nosso trabalho no dia a dia, levando ao mundo o Evangelho, a mensagem do Papa e da Igreja”, declarou Murray.

Nascida em 10 de março de 1962 no Rio de Janeiro, Murray é formada em administração de Empresa e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ela entrou na Rádio Vaticano em 1995 e desde então faz parte da equipe brasileira que transmite programas diários para todo o território nacional e administra o Portal Vatican News em português, além de atualizar as redes sociais.

A partir de 2018, a carioca começou a se dedicar ao compromisso da Igreja na Amazônia e colaborou com a secretaria geral do Sínodo dos Bispos na preparação da Assembleia Especial, que acontecerá entre 6 e 27 de outubro deste ano para encontrar “novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

“Trabalho há mais de um ano na preparação da assembleia sinodal para a Amazônia. Asseguro a todos o meu compromisso, o meu esforço e o meu entusiasmo”, acrescentou.

A brasileira é casada e tem dois filhos. Ela fala português, italiano, inglês, espanhol e francês.

“Sou grato ao Santo Padre por ter escolhido a colega brasileira Cristiane Murray para a vice direção da Sala de Imprensa da Santa Sé”, declarou o diretor editorial do Dicastério do Vaticano para a Comunicação, Andrea Tornielli.

Segundo Tornielli, ela “tem sido um recurso importante para a rádio Vaticano” e, “mais uma vez, o profissionalismo interno é reconhecido”. “Estou certo de que a competência dos cristãos será inestimável para o trabalho da Sala de Imprensa da Santa Sé”.

Com a nomeação de Murray, a estrutura do Dicastério para a Comunicação fica completa. “A escolha de uma mulher com raízes no Brasil e um olhar aberto para o mundo testemunha o desejo de construir uma equipe que saiba falar a linguagem daqueles que nos ouvem”, declarou o prefeito do departamento, Paolo Ruffini.

Para o religioso, “Cristiane, que trabalha há tantos anos na mídia vaticana e cujo profissionalismo e humanidade sempre foram apreciados, dará uma contribuição fundamental de inteligência, sensibilidade, memória e projeto no serviço que todos juntos procuramos oferecer à Igreja”.

No último dia 18 de julho, o papa Francisco já havia nomeado Matteo Bruni como o novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. O anglo-italiano assumiu o cargo que era ocupado interinamente por Alessandro Gisotti.

Além dele, o Pontífice indicou Gisotti e Sergio Centofanti como vice-diretores para a Direção Editorial do Dicastério para a Comunicação. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA