Papa nomeia jesuíta para chefiar finanças do Vaticano

Juan Guerrero Alves substitui cardeal condenado por pedofilia

Juan Antonio Guerrero Alves substitui George Pell na Secretaria de Economia
Juan Antonio Guerrero Alves substitui George Pell na Secretaria de Economia (foto: Ansa)
15:16, 14 NovCIDADE DO VATICANO ZLR

(ANSA) - O papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (14) o jesuíta espanhol Juan Antonio Guerrero Alves como novo prefeito da poderosa Secretaria de Economia do Vaticano, órgão responsável por administrar as finanças do país.

Aos 60 anos, Alves substitui o cardeal australiano George Pell, que deixou o cargo oficialmente em fevereiro passado, após ter sido condenado a seis anos de prisão por pedofilia. O espanhol era conselheiro-geral da Companhia de Jesus, a mesma ordem de Jorge Bergoglio.

Alves foi nomeado sacerdote em 30 de maio de 1992 e é formado em economia, filosofia, letras e teologia. Ele assumirá seu mandato na Secretaria de Economia em janeiro de 2020 e será substituído pelo padre Johan Verschueren como conselheiro-geral da Companhia de Jesus.

"Como jesuíta, é uma alegria receber uma missão diretamente do Papa. É uma maneira privilegiada de realizar minha votação", disse Alves. O espanhol terá a delicada tarefa de organizar as finanças do Vaticano, envolvidas em inúmeros escândalos nos últimos anos. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA