Papa nomeia novo presidente para órgão pivô de escândalo

Carmelo Barbagallo guiará Autoridade de Informações Financeiras

Carmelo Barbagallo, novo presidente da AIF
Carmelo Barbagallo, novo presidente da AIF (foto: ANSA)
13:51, 27 NovCIDADE DO VATICANO ZLR

(ANSA) - O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (27) o italiano Carmelo Barbagallo como novo presidente da Autoridade de Informações Financeiras (AIF), principal órgão de controle das transações envolvendo recursos do Vaticano.

Barbagallo, 63, substitui o suíço René Bruelhart, que não teve seu mandato de cinco anos renovado pelo Pontífice. Formado em direito pela Universidade de Catânia, o novo presidente da AIF era consultor do Banco da Itália (banco central do país europeu) para vigilância financeira desde 1º de julho, mas já tinha uma longa carreira na instituição.

"Estou honrado pelo encargo recebido, do qual sinto o peso moral e profissional, e agradeço ao Santo Padre pela confiança depositada em mim. Tentarei levar toda a experiência acumulada em 40 anos de trabalho no Banco da Itália", declarou Barbagallo.

A AIF está no centro de um escândalo financeiro relativo a supostas irregularidades em operações no exterior e na gestão do Óbolo de São Pedro, sistema de arrecadação dos donativos à Igreja. O caso já provocou a suspensão de cinco dirigentes do Vaticano, incluindo o diretor da AIF, Tommaso Di Ruzza. Todos eles são suspeitos de corrupção. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA