Papa nomeia novo bispo para diocese em Minas Gerais

Dom Esmeraldo de Farias assumirá diocese de Araçuaí

Dom Esmeraldo de Farias assumirá diocese de Araçuaí
Dom Esmeraldo de Farias assumirá diocese de Araçuaí (foto: ANSA)
15:09, 19 NovSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (18) o brasileiro dom Esmeraldo Barreto de Farias, auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, como bispo da diocese de Araçuaí, em Minas Gerais.

Nascido em 4 de julho de 1949, em Santo Antônio de Jesus, diocese de Amargosa (BA), Farias estudou Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

O religioso foi ordenado sacerdote no dia 9 de janeiro de 1977 e desde então desempenhou diversas funções na Igreja Católica. Em 22 de março do ano 2000, foi nomeado bispo de Paulo Afonso (BA) e ordenado bispo em 11 de junho do mesmo ano.

Já no dia 28 de fevereiro de 2007, Farias foi nomeado para a Diocese de Santarém (PA) e em 30 de novembro de 2011 se tornou arcebispo de Porto Velho. Em março de 2015, por sua vez, foi transferido para o gabinete de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Entre 2007 e 2011, o brasileiro atuou como membro do Conselho Permanente e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA