Fontes do Ministério das Relações Exteriores informaram ao portal de notícias Metrópoles que já foi solicitada uma audiência ao Vaticano, e o encontro provavelmente acontecerá à margem da Cúpula do G7 que será em Borgo Egnazia, no sul da Itália, entre os dias 13 e 15 de junho.
O petista deseja falar com Francisco sobre diversos assuntos, como sua proposta de taxar as maiores fortunas do mundo e a criação de uma aliança global contra a fome.
Em junho do ano passado, o líder da Igreja Católica e Lula conversaram por cerca de 45 minutos sobre a guerra na Ucrânia, o respeito com as populações indígenas e a luta contra a pobreza e a fome.
Já na semana passada, o pontífice recebeu no Vaticano o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que apresentou a proposta da taxação global dos super-ricos, proposta em cuja formulação participou o economista francês Gabriel Zucman. Ele esteve na cúpula dos ministros da Fazenda do G20 realizada em fevereiro, no Rio de Janeiro.
A iniciativa será defendida pelo Lula durante a cúpula do G20 nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. O Brasil tem a presidência rotativa do grupo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA