Após cerca de um ano de suspensão de suas atividades, a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul retomou suas operações com nova liderança e empenho renovado para reforçar as relações econômicas entre a Itália e o estado gaúcho, onde 40% da população é de origem italiana.
No último dia 17 de fevereiro, durante assembleia extraordinária no Hotel Deville, em Porto Alegre, os associados elegeram um novo Conselho Diretor para o triênio 2025-2028. Quem conduzirá a nova fase será o empreendedor ítalo-brasileiro Erasmo Battistella, fundador da Be8 e figura de destaque no setor de biogás, nomeado presidente da instituição.
A seu lado, na função de vice-presidente, foram eleitos dois empresários ítalo-brasileiros de renome no panorama econômico do estado: Neco Argenta, líder da Rede Posto Sim, e Gelson Castellan, da Florense Móveis, uma das companhias mais prestigiosas do setor moveleiro de alto padrão.
O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, destacou a importância da reativação da Câmara e o valor estratégico desta nova fase.
"É um enorme sucesso da diplomacia comercial. Temos um conselho diretor composto por alguns dos maiores expoentes ítalo-brasileiros, e o projeto é ambicioso", declarou o cônsul.
Com a nova diretoria, a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul mira reforçar as relações entre as empresas locais e o mercado italiano, promovendo oportunidades de trocas e cooperação para o desenvolvimento econômico bilateral.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA