O Ministério da Cultura da Itália convocou uma reunião entre representantes da gigante norte-americana Meta, empresa dona do Facebook, e da Sociedade Italiana de Autores e Editores (Siae) para o próximo dia 6 de abril, na tentativa de reestabelecer o diálogo entre as partes.
A decisão foi anunciada pela subsecretária da pasta, Lucia Borgonzoni, nesta terça-feira (28), após a Meta decidir retirar as músicas italianas do catálogo disponível em suas redes sociais em virtude da não renovação de um acordo com o órgão responsável pela proteção dos direitos autorais de milhares de artistas e produtores da Itália.
"É fundamental reiniciar as negociações. A proteção dos direitos de nossos artistas, de suas obras e da criatividade italiana é uma prioridade", afirmou Borgonzoni.
A reunião é uma forma das partes chegarem a um acordo após o vínculo ter expirado no primeiro dia de 2023. Na ocasião, a Meta continuou normalmente disponibilizando produções em suas redes sociais, mas começou a retirada das canções italianas após a Siae pedir "condições transparentes" para renovar o tratado.
Na prática, os usuários do Facebook e do Instagram, por exemplo, não poderão mais adicionar canções italianas em um "reels" ou "stories".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA