(ANSA) - Uma nova exposição em Turim, na Itália, a partir deste sábado (3) apresentará a revolução artística do movimento italiano Macchiaioli do século 19.
A exposição sobre o histórico grupo antiacadêmico, que antecedeu o Impressionismo e lançou as bases para a pintura moderna, ocorrerá de 3 de fevereiro a 1º de abril no Mastio della Cittadella, na cidade do noroeste da Itália.
A mostra apresenta 90 obras de 30 artistas, em sua maioria italianos, incluindo Fattori, Cabianca, Signorini, De Tivoli e Boldini, além de alguns artistas franceses, como Troyon, Rousseau, Daubigny, Dupré, Millet e Corot.
Caricaturas estarão ao lado de pinturas na exposição intitulada "Os Macchiaioli e a pintura ao ar livre na França e na Itália".
A curadora e historiadora de arte Simona Bartolena afirmou que "a exposição conta a história dos Macchiaioli de uma perspectiva diferente do usual, porque foca no surgimento da pintura 'en plein air' e na comparação com a França”.
“Não com os impressionistas, que posteriormente foram ao ar livre, mas com a Escola de Barbizon, que, por outro lado, foi a raiz comum dos Macchiaioli e dos impressionistas", concluiu.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA