Todas as pizzas elaboradas para o evento serão produzidas com farinha e tomates pelados 100% italianos. Além dos pratos ligados a uma das regiões do "Belpaese" e à capital paulista, a "regionale", cada endereço terá em seu menu a pizza "tradizionale", representada pela margherita.
Entre as pizzarias participantes estão Qui o Qua (Abruzzo); Foglia Forneria (Basilicata); Rural Pizzeria Napoletana (Calábria); Soffio Pizzeria (Campânia); Bráz Pizzaria (Emilia-Romagna); Veridiana Pizzaria (Friuli-Venezia Giulia); A Pizza da Mooca (Lazio); Napoli Centrale (Ligúria); Maremonti - unidade campo belo - (Lombardia); Sabella Antica Rosticceria (Marcas); Farmo Forneria Boutique (Molise); It Pizza (Piemonte); Gattofiga Pizza Bar (Puglia); Ombra (Sardenha); Galpão da Pizza (Sicília); Temperani Cucina (Toscana); La Braciera (Trentino-Alto Ádige); Diavola Pizzeria Italiana (Úmbria); Villa Napoli (Valle d'Aosta); e Brace di Napoli (Vêneto).
O evento é um desdobramento de três edições da Giornata della Pizza, promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) entre 2021 e 2023. Neste ano, ele volta ampliado, com a realização dirigida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e como uma etapa prévia da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana - confirmada para o final de outubro.
A própria Italcam, a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo completam o time de realizadores, que ainda conta com o apoio da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit).
A lista das 21 receitas desenvolvidas para o evento, e os seus respectivos endereços e preços, pode ser consultada no site da Settimana della Pizza (www.settimanadellapizza.com).
Campanha Meu Tomatì - A programação também reforçará a importância de um bom molho de tomate na produção da pizza. Para isso, o projeto europeu "Meu Tomatì - Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade", coordenado no Brasil pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), marcará presença nesta edição em duas pizzarias: La Braciera e Castelões.
Durante uma semana, os paulistanos poderão provar um molho feito com os tomates industrializados "Meu Tomatì", que chegam ao país com as mesmas condições nutricionais e sensoriais do fruto fresco, recém-colhido, pois não contêm conservantes, nas duas pizzarias participantes.
A campanha Meu Tomatì está em seu segundo ano de divulgação no Brasil e acontece simultaneamente em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.
O projeto conta com apoio da União Europeia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE , sendo promovido pela OI Pomodoro Industria Centro Sud. A coordenação no país é da Italcam, em parceria com as demais Câmaras Italianas das cidades mencionadas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA