O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta quinta-feira (18) que é "urgente" promover uma "transição verde que seja concreta, pragmática, sustentável e eficaz".
"Por tempo demais tratamos de modo inadequado a questão da tutela do meio ambiente e da mudança climática", disse o chefe de Estado em discurso no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), no Rio de Janeiro.
"A Itália, junto com os outros Estados-membros da União Europeia, está fortemente empenhada na luta contra a mudança climática, favorecendo a transição energética para fontes sustentáveis e renováveis, além da utilização mais eficiente dos recursos. É uma responsabilidade coletiva que não pode prever graus diferentes de empenho entre os países", acrescentou.
A parte final da declaração contrasta com o discurso de países do chamado Sul Global, inclusive o Brasil, que defendem que as nações desenvolvidas têm responsabilidade maior na luta contra a crise climática, sobretudo do ponto de vista financeiro. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA