O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar preocupado com o aumento das tarifas determinado pelo mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma coletiva de imprensa ao fim de uma visita oficial ao Japão.
"Não prevejo um resultado positivo dessa política de aumento de taxação de todos os produtos, de todos os países, estou preocupado porque, no fundo, o livre comércio está sendo prejudicado, o multilateralismo está sendo derrotado.
Estou preocupado porque o presidente americano não é xerife do mundo", afirmou o petista em Tóquio.
"É importante que, em vez de tomar medidas unilaterais, ele pudesse conversar com os presidentes de outros países. No caso do Brasil, nós vamos recorrer à OMC [Organização Mundial do Comércio] e, se não tiver resultado, a gente vai utilizar os instrumentos que temos, que é a reciprocidade, e taxar os produtos americanos, e espero que o Japão faça o mesmo", acrescentou.
Ainda segundo Lula, o tarifaço de Trump contra carros importados "pode significar aumento da inflação e de juros e contenção da economia". Depois da coletiva, o presidente embarcou para o Vietnã, onde também fará uma visita oficial.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA