Em fala racista, Fernández diz que brasileiros 'vieram da selva'

Declaração foi dada durante encontro com premiê espanhol

Declaração foi dada durante encontro com premiê espanhol
Declaração foi dada durante encontro com premiê espanhol (foto: EPA)
19:57, 09 JunSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - Em uma fala considerada preconceituosa, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse nesta quarta-feira (9) que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva e argentinos, de barco da Europa.

A declaração foi dada durante encontro entre o líder argentino e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em Buenos Aires, "Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, argentinos, viemos de barcos. Barcos que vinham da Europa, e assim construímos nossa sociedade", afirmou.

Fernández acreditava fazer menção a uma frase erroneamente atribuída ao diplomata mexicano e Prêmio Nobel de Literatura Octavio Paz (1914-1998), que teria dito "os mexicanos são descendentes de astecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos".

O presidente argentino, porém, confundiu a frase, que é na verdade trecho da canção "Llegamos de los barcos", do compositor Litto Nebbia.

"Eram barcos que vinham da Europa", acrescentou, apontando para Sánchez. Depois, referendou: "O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso".

Depois da repercussão negativa, o líder da Argentina pediu desculpas pela declaração e ressaltou que a "diversidade é um orgulho".

"Afirmou-se mais de uma vez que 'os argentinos descendem de navios'. Na primeira metade do século 20, recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que viviam com nossos povos nativos. Nossa diversidade é um orgulho", escreveu ele em seu Twitter. "Eu não quis ofender ninguém, em qualquer caso, peço desde já desculpas a quem se sentiu ofendido ou invisibilizado".

Em um vídeo publicado no Twitter oficial da Casa Rosada é possível ver a declaração, a partir dos 19 minutos.

Embora boa parte da população argentina seja formada por descendentes de imigrantes, muitos deles vindos da Europa, o país tem uma importante herança indígena, que mescla diversas etnias. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA