Brasil recebe primeiro lote de vacinas anti-Covid da Pfizer

Um milhão de doses desembarcaram no Aeroporto de Viracopos

Um milhão de doses desembarcaram no Aeroporto de Viracopos
Um milhão de doses desembarcaram no Aeroporto de Viracopos (foto: EPA)
19:37, 29 AbrSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chegou nesta quinta-feira (29) ao Brasil. O voo aterrissou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

As doses serão distribuídas aos 26 estados e ao Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que exige temperaturas muito baixas.

Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

Por essa razão, o ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.

Com atrasos na vacinação e enfrentando falta de imunizantes, o Brasil atingiu a marca de 400 mil mortes pela Covid-19. A tragédia causada pelo novo coronavírus no país fez um debate no Parlamento Europeu sobre a crise na América Latina terminar com duras críticas contra o governo de Jair Bolsonaro.

O presidente foi acusado de ser o principal responsável pelo descontrole da emergência sanitária. (ANSA- Com informações da Agência Brasil)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA