Líder das Farc convida ex-presidente Uribe para conversas

Ex-mandatário é crítico ferrenho do acordo de paz

Alvaro Uribe é contrário ao acordo de paz entre Farc e governo
Alvaro Uribe é contrário ao acordo de paz entre Farc e governo (foto: EPA)
16:23, 16 MaiSÃO PAULO ZGT

(ANSA) - O líder das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño Echeverri, também conhecido como Timoleón Jimenez, convidou o ex-presidente da Colômbia Alvaro Uribe para participar das negociações que firmarão um acordo de paz entre o grupo guerrilheiros e o governo local.

 

"Presidente Uribe, estamos dispostos a conversar com o senhor sobre o futuro de nossa nação, em Havana ou no local da Colômbia de sua preferência, contando desde já com garantias de segurança suficientes para nossa viagem e estadia em solo pátrio", escreveu Echeverri em carta.

 

Uribe, que já foi o principal aliado do atual presidente, Juan Manuel Santos, é um ferrenho crítico do acordo de paz entre as duas partes. O ex-mandatário convoca constantemente manifestações populares sobre o tema e afirma que o acordo de paz é um "absurdo". A ideia de Uribe é impedir que a assinatura do acordo seja chancelada pelas Nações Unidas, o que daria um peso internacional - e um possível cumprimento de sanções em caso de ruptura. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA