Uribe testa positivo para Covid um dia após ordem de prisão

Ex-presidente colombiano foi colocado em prisão domiciliar ontem

Ex-presidente colombiano foi colocado em prisão domiciliar
Ex-presidente colombiano foi colocado em prisão domiciliar (foto: EPA)
18:58, 05 AgoSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe testou positivo para o novo coronavírus Sars-CoV-2 nesta quarta-feira (5), um dia após ser colocado em prisão domiciliar pelo Supremo Tribunal de Justiça do país, informou a imprensa colombiana.

Segundo relatos, o político sentiu um desconforto na garganta, mas não está apresentando sintomas, assim como seus dois filhos, Tomás e Jerónimo, que também estão contaminados com a Covid-19.

O diagnóstico é divulgado um dia depois que a justiça colombiana ordenou a captura de Uribe no âmbito do processo em que ele é acusado de manipulação de testemunhas contra um opositor e de obstrução.

"A privação da minha liberdade me causa profunda tristeza por minha esposa, por minha família e pelos colombianos que ainda acreditam que fiz algo bom pela Pátria", escreveu o ex-presidente (2002-2010) em sua conta no Twitter.

O processo de Uribe teve início em 2012, quando apresentou uma denúncia contra o senador de esquerda Iván Cepeda por um suposto complô contra ele, apoiado em falsos testemunhos.

No entanto, em 2018, a Corte arquivou a investigação envolvendo Cepeda e abriu um inquérito contra o ex-presidente por suposta compra de testemunhas. Desta forma, Uribe passou a ser investigado por fraude processual e suborno, e o senador de esquerda se tornou vítima. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA