Francisco Sagasti é eleito presidente interino do Peru

Parlamentar de centro é o 3º líder do país em uma semana

Parlamentar de centro é o 3º líder do país em uma semana
Parlamentar de centro é o 3º líder do país em uma semana (foto: Ansa)
19:14, 16 NovLIMA ZCC

(ANSA) - O Congresso do Peru nomeou nesta segunda-feira (16) o parlamentar Francisco Sagasti como o novo presidente interino do país, o terceiro a ocupar o cargo em uma semana.

Segundo a agência de notícias Andina, Sagasti, do centrista Partido Morado, garantiu 97 votos a favor, 26 contra e nenhuma abstenção, número suficiente para liderar a diretoria do Congresso unicameral peruano.

Com isso, ele se tornará o presidente da nação antes das eleições gerais agendadas para abril de 2021. Sagasti ocupará o lugar do líder interino Manuel Merino, que foi obrigado a apresentar sua "renúncia irrevogável" devido à violência nas ruas de Lima e após a morte de dois manifestantes no último domingo (15).

Merino, então chefe do Parlamento, havia assumido a Presidência em 10 de novembro, logo depois do impeachment de seu antecessor Martín Vizcarra.

O novo mandatário, por sua vez, é um engenheiro de 76 anos e antigo responsável pelo Banco Mundial. A expectativa é de que sua nomeação permita amenizar as tensões sociais, em um contexto de crise econômica e pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).  (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA