Apuração no Peru aponta 2º turno entre Castillo e Fujimori

Keiko Fujimori vota em Lima, no Peru (foto: EPA)
20:06, 13 AbrLIMA ZCC

(ANSA) - O candidato da esquerda radical Pedro Castillo e a representante da direita populista Keiko Fujimori caminham para o segundo turno das eleições presidenciais no Peru, no dia 6 de junho, aponta a apuração oficial nesta terça-feira (13).

Com 96% das urnas apuradas, Castillo lidera a disputa com 19,07% dos votos, seguido da filha do ex-presidente Alberto Fujimori (13,36%). Na sequência aparecem os candidatos Rafael López Aliaga (11,67%) e Hernando de Soto (11,62%).

Os resultados mostram um cenário político altamente fragmentado no Peru, ao qual se soma a polarização entre Castillo, que representa a esquerda radical, e Fujimori, que se identifica com a direita.

Um dos dois terá o desafio de superar as crises sanitária e econômica, além da política que provocou a troca de quatro presidentes desde 2018. Até agora a apuração revelou que Castillo dominou o consenso nas cidades do interior do país, mas não fez o mesmo sucesso em Lima, onde os votos se concentraram entre Fujimori, Soto e López.

Segundo o órgão eleitoral peruano, os resultados oficiais, no entanto, devem ser divulgados apenas no início de maio. O país voltará às urnas no dia 6 de junho para definir quem assumirá o cargo de presidente do Peru, em 28 de julho. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA