Fujimori enfrentará Castillo no 2º turno de eleição no Peru

Disputa será realizada entre extrema direita e extrema esquerda

Disputa será realizada entre extrema direita e extrema esquerda
Disputa será realizada entre extrema direita e extrema esquerda (foto: ANSA)
20:02, 15 AbrROMA ZCC

(ANSA) - A Oficina Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) do Peru anunciou nesta quinta-feira (15) que os candidatos de esquerda radical Pedro Castillo e da direita populista Keiko Fujimori vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais.

Com 99,95% das urnas apuradas, Castillo, do partido Peru Libre, foi o candidato mais votado no primeiro turno, com 19,1% dos votos, enquanto que Keiko, filha do ex-presidente Alberto Fujimori e integrante do Fuerza Popular, teve 13,36%.

Na sequência estão outro membro da extrema direita, Rafael López Aliaga, do Renovación Popular, com 11,68%, e o veterano economista liberal Hernando de Soto, do Avanza País, com 11,58% Os resultados garantem o confronto entre Castillo e Keiko no pleito do próximo dia 6 de junho, do qual será eleito o sucessor do presidente interino, Francesco Sagasti.

A filha do ex-presidente, que concorre ao cargo pela terceira vez, lidera o Força Popular, partido fujimorista que ajudou a derrubar o ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, movimento que deu início à crise política no país.

Já Castillo, sindicalista e professor do ensino médio, ficou conhecido ao liderar greves de docentes e por defender maiores salários ao empregados do setor da educação. Além disso, ele tem discurso contra a corrupção e rejeita a igualdade de gênero, o casamento homossexual e o aborto legalizado.

A ONPE ainda indicou que, com base nos últimos dados disponíveis, o próximo Congresso Peruano será composto por 130 membros de um total de 10 partidos diferentes. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA