A agricultura italiana é verde, diz Coldiretti

Para entidade, sucesso está na sustentabilidade

A agricultura italiana é verde, diz Coldiretti
A agricultura italiana é verde, diz Coldiretti (foto: Ansa)
17:52, 23 SetPALERMO ZAR

(ANSA) - A Confederação Nacional de Cultivadores Diretos (Coldiretti) afirmou que a Itália é o único país a ter 272 produtos certificados com a Denominação de Origem Protegida (D.O.P.). A nação está também no ápice da segurança alimentar mundial, com o menor número de produtos agroalimentares com resíduos químicos irregulares (0,4%, taxa quatro vezes menor que a média europeia e 20 vezes menor que em produtos extracomunitários).
    A Itália é ainda o país com os regulamentos produtores mais rigorosos, desde a produção de massa com grãos específicos de trigo até a utilização de leite em queijos ou adição de açúcar em vinhos. "Essas regras não são aplicadas em outros países", enfatizou a Coldiretti.
    Há mais empresas orgânicas na Itália do que em outros países europeus. Um estudo da confederação mostrou que há 49,070 empresas orgânicas no país, alta de 12% em comparação a 2014, e que aumentou para 1,4 milhão de hectares (+5%) a área cultivada em solo italiano.
    Além disso, existem mais de 10 mil pontos de venda diretas ao redor do país, onde é possível comprar produtos "zero quilômetro", com uma ação de apoio à realidade territorial e um empenho contra a poluição ambiental de transportes sem igual nos outros países da União Europeia e do mundo.
    A Coldiretti afirmou que esse é um percurso possibilitado graças a um grande esforço de renovação da agricultura italiana, onde um terço das empresas surgiu nos últimos 10 anos, com uma forte tendência de multifuncionalidade.
    "O sucesso da agricultura italiana está na sua sustentabilidade e beleza, que vêm da extraordinária qualidade, variedade e distinção, inigualáveis em todo o mundo. Se estamos no topo do mundo em termos de produção orgânica, se nossa rede de vendas diretas é a mais difundida na Europa e se a agricultura jovem italiana é a mais numerosa e inovadora da Europa, é porque nós temos nos atualizado constantemente ao longo dos anos", afirmou o presidente da Coldiretti, Roberto Moncalvo. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA