No 'Dia Mundial do Rock', relembre alguns astros da música

Data é celebrada todo dia 13 de julho por pedido de Phil Collins

No 'Dia Mundial do Rock', relembre alguns astros da música (foto: EPA)
16:37, 12 JulSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - Há quase 70 anos, o rock revolucionou o mundo ao trazer um som mais "pesado" para os amantes da música. O gênero conquistou povos do mundo inteiro, inclusive na Itália, que é associada a óperas e músicas clássicas.
   

Por ser um marco na cultura, o rock ganhou um dia para chamar de seu. Nesta quarta-feira (13), é celebrado o "Dia Mundial do Rock". Ironicamente, porém, a data é comemorada apenas no Brasil, e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu em 1985, após um pedido do cantor Phil Collins.
   

Para celebrar a data, relembre alguns dos representantes do rock:

Luciano Ligabue

Cantor, compositor, diretor de filmes , o músico nasceu em Correggio em 1960. O roqueiro começou sua carreira em 1987 quando formou a banda amadora Orazero. Ele é considerado um dos raros músicos que une três guitarras com orquestra de cordas.

O grande nome do rock italiano nos últimos 25 anos já realizou uma apresentação em São Paulo em 2015. Seu primeiro álbum Ligabue é tido como um dos mais bem-sucedidos da história da indústria fonográfica italiana.

Em 2010, Arrivederci, Mostro! foi lançado e Luciano fez uma série de apresentações que lhe renderam o prêmio “Tour dell’ Anno”. Entre suas principais canções estão "Certe notti", "Made in Italy", "Um Colpo All'anima", "Ci Sei Sempre Stata",e "A Modo Tuo".

 

Vasco Rossi

Este é um dos maiores artistas do rock italiano de todos os tempos. Com 65 anos, o cantor tem mais de 120 canções ao longo de sua carreira.
O último disco de Rossi foi o "Sono Innocente Ma", lançado em 2014. Este é o 17º álbum de estúdio do roqueiro, que iniciou seu sucesso em 1977.

Músicas como "L'Uomo Più Semplice", "Cambiamenti", "Dannate Nuvole", "Come Vorrei", "Uma Canzone Per Te", "Um Senso" estão entre as mais amadas pelos fãs italianos.

Recentemente, Vasco Rossi reuniu um público de 220 mil pessoas em um histórico show em Modena para celebrar suas quatro décadas de carreira.


The Rolling Stones

Comandada por Mick Jagger, a banda iniciou sua carreira em 1962 e foi responsável pela invasão do rock britânico nas rádios norte-americanas. Ao todo, a banda gravou 29 álbuns de estúdio e 92 singles oficiais.

 

The Beatles

Considerado o grupo musical mais bem sucedido e aclamado de todos os tempos, os Beatles iniciaram sua carreira em 1960. Formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, a banda deixou um legado no mundo inteiro se tornando umas da mais influentes na cultura musical.


Queen

Liderada pelo vocalista Freddy Mercury, a banda fez história ao representar diversas vertentes do rock. Algumas das várias canções levaram o Queen ao sucesso mundial. Entre as principais canções estão "Bohemyan Rhapsody", "I Want to Break Free" e "Somebody to Love". Apesar da morte de Mercury, a banda atualmente é comandada por Adam Lambert.

Premiata Forneria Marconi (PFM)

Conhecido por ser a primeira banda italiana a fazer sucesso internacional, a PFM é a representação musical do rock progressivo e possui grande popularidade desde os anos 1970.

O grupo foi criado por três italianos que decidiram formar uma banda e buscar um contrato com uma empresa discográfica.
Ao longo da carreira, a PFM lançou 17 álbuns de estúdio, dois em inglês, e sete álbuns ao vivo.

Metallica

Considerada uma das maiores bandas do trash metal, o Metallica foi responsável por popularizar essa vertente do rock no início dos anos 1980.

Formada em Los Angeles, a banda já lançou mais de nove álbuns de estúdio. Além disso, o Metallica venceu nove Grammy Awards.


Negramaro

A banda italiana de Salento é composta por seis músicos e seu nome faz uma homenagem a um vinho produzido na região.

Negramaro é uma banda de rock formada em 1999. Seu primeiro álbum foi lançado em 2003. No entanto, apenas em 2004, com o disco "000577", que eles começaram a se afirmar no circuito musical italiano.

A fama nacional foi conquistada após a lendária apresentação no Festival de Sanremo em 2005, como a música "Mentre tutto scorre". Suas performances ao vivo são consideradas um "fenômeno".

U2

Uma banda de rock alternativo, o U2 recebeu mais de 20 prêmios Grammy, o mais importante na indústria fonográfica. Ao todo, o grupo lançou 13 álbuns de estúdio e garantiu lugar no Rock and Roll Hall of Fame desde 2005. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA