Câmaras secretas em tumba do faraó Tutancâmon não existem

Estudo desmente teoria sobre abrigo final da rainha Nefertiti

Pesquisadores descobrem que câmaras secretas em tumba do faraó Tutancâmon não existem.
Pesquisadores descobrem que câmaras secretas em tumba do faraó Tutancâmon não existem. (foto: Ansa)
14:57, 07 MaiROMA ZCC

(ANSA) - Pesquisadores da Universidade Politécnica de Turim, na Itália, afirmaram que não foi encontrada nenhuma evidência sobre a existência da suposta câmara oculta entre as paredes do túmulo do menino-faraó Tutancâmon, informou neste domingo (6) o Ministério de Antiguidades do Egito.

Os especialistas acreditavam que a câmara secreta seria possivelmente a tumba da rainha perdida Nefertiti, morta em 1330 a.C e suposta madrasta de Tutancâmon.

Mesmo usando equipamentos de alto nível tecnológico, a equipe liderada pelo pesquisador italiano Francesco Porcelli não encontrou nenhuma "evidência conclusiva sobre a existência" do local de descanso final de Nefertiti.

"Os estudos mostraram que não existem câmaras, ou mesmo uma indicação de soleiras ou batentes de porta, o que contradiz a teoria anterior que havia indicado a existência de passagens ou câmaras adjacentes ou dentro da câmara do faraó Tutancâmon", anunciou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, em comunicado.

Nefertiti foi esposa do faraó do Aménofis IV e foi muito conhecida por ter feito uma revolução religiosa, pois adorava um único deus, Áton. Ambos reinaram o período mais próspero do Antigo Egito.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA