Filmes 'políticos' marcam disputa pelo Leão de Ouro em Veneza

Festival começa na próxima quarta-feira (2)

Cena de 'Miss Marx', filme em concurso no Festival de Veneza
Cena de 'Miss Marx', filme em concurso no Festival de Veneza (foto: ANSA)
13:42, 31 AgoROMA ZLR

(ANSA) - Dos 18 filmes em disputa pelo Leão de Ouro no 77º Festival de Veneza, que acontece de 2 a 12 de setembro, pelo menos 10 têm um pano de fundo político.

A lista de temas inclui desde a luta de classes em um México distópico até o desmembramento da Iugoslávia, passando pelos efeitos de um atentado terrorista na Itália.

Confira abaixo um resumo dos 10 filmes "políticos" que brigarão pelo Leão de Ouro em Veneza.

"Miss Marx", de Susanna Nicchiarelli

O filme conta a vida no limite de Eleanor, uma das filhas do filósofo e economista socialista Karl Marx. Brilhante e apaixonada, ela lutou pelos direitos das mulheres e pela abolição do trabalho infantil. Também amante da literatura e do teatro, Eleanor se suicidou em 1898, aos 43 anos, após descobrir a infidelidade de seu companheiro, o marxista britânico Edward Aveling.

"Wife of a Spy", de Kiyoshi Kurosawa

A história se passa em 1940, quando um comerciante de Kobe viaja à Manchúria ocupada pelo Japão e assiste a um evento que o convence de ter descoberto uma conspiração. Sua mulher, no entanto, não quer que ele revele o caso pelo seu próprio bem e para defender seu amor.

"Padrenostro", de Claudio Noce

O protagonista Valerio, de 10 anos, tem sua vida chacoalhada quando, junto com a mãe, assiste ao atentado contra seu pai, Alfonso, por parte de um comando terrorista. O filme é inspirado na infância do cineasta, cujo pai, vice-delegado de polícia, foi alvo de um ataque em dezembro de 1976.

"And Tomorrow the Entire World", de Julia von Heinz

A Alemanha é atingida por uma série de atentados neofascistas, e a jovem Luisa, de 20 anos, se une ao movimento Antifa para reagir aos ataques. Ao mesmo tempo, tenta impressionar o ativista Alfa, por quem está apaixonada. Com o desenrolar dos fatos, Luisa e seus amigos questionam se a violência pode ser uma resposta legítima contra o fascismo.

"Nuevo Orden", de Michel Franco

Durante uma festa de aniversário repleta de expoentes da aristocracia mexicana, a cidade cai em uma violenta revolta da população contra as forças de ordem e que chega à mansão onde acontece a celebração.

"Quo Vadis, Aida", de Jasmila Zbanic

Em 1995, durante as guerras que levaram ao desmembramento da antiga Iugoslávia, o Exército sérvio invade a cidade bosníaca de Srebrenica, onde Aida, tradutora da ONU, vive com o marido e os filhos. Ela acredita estar segura no acampamento das Nações Unidas onde trabalha, o que se mostra uma falsa certeza. Srebrenica foi palco de um genocídio de 8,3 mil muçulmanos pelas forças do general sérvio-bósnio Ratko Mladic durante a guerra de independência da Bósnia-Herzegovina.

"Sun Children", de Majid Majidi

O filme conta a história do adolescente iraniano Ali e de três amigos que trabalham duramente para sobreviver e sustentar suas famílias, cometendo às vezes pequenos delitos para conseguir dinheiro rápido. Tudo muda quando Ali é encarregado de encontrar um tesouro escondido, mas em troca de se inscrever em uma escola para crianças de rua.

"Notturno", de Gianfranco Rosi

Gravado ao longo de três anos na Síria, no Iraque, no Líbano e no Curdistão, o documentário retrata o dia a dia que está por trás de intermináveis guerras civis e ditaduras e da ascensão do Estado Islâmico, que chegou a dominar vastos territórios nos dois primeiros países.

"Laila in Haifa", de Amos Gitai

O longa retrata uma noite de uma boate em Haifa frequentada por israelenses e palestinos, mostrando as histórias de cinco mulheres que desafiam categorias e rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais.

"Cari Compagni", de Andrei Konchalovsky

Na União Soviética de 1962, Lyudmila, integrante do partido comunista local, assiste a um tiroteio contra manifestantes durante um protesto operário, em um evento que abalará suas convicções e mudará para sempre sua visão de mundo. O filme é baseado em fatos reais. (ANSA) 

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA