Na 'era Covid', Carnaval de Veneza aposta em eventos virtuais

Tradicional festa acontecerá entre 6 e 16 de fevereiro via web

Tradicional festa acontecerá entre 6 e 16 de fevereiro via web (foto: ANSA)
12:27, 06 FevVENEZA ZCC

(ANSA) - Após ter os dois últimos dias cancelados em 2020 para tentar conter a propagação do novo coronavírus Sar-CoV-2, o Carnaval de Veneza será realizado neste ano com um calendário repleto de eventos virtuais dedicados à sua história e tradição.

Entre os próximos dias 6 e 16 de fevereiro, a magia da tradicional celebração que reúne uma multidão nas ruas da cidade italiana entrará nas casas dos apaixonados pelo Carnaval.

O calendário contará com entrevistas, filmes, músicas e entretenimento online, além de vídeos sobre a história do Carnaval, que vai desde a "Festa das Marias" - quando 12 garotas belas vestindo trajes de época percorrem o centro histórico de Veneza até a Praça San Marco - até o Voo do Anjo.

Todas as atividades poderão ser acompanhadas ao vivo no site oficial e nas redes sociais do Carnaval de Veneza e no canal Televenezia, de 6 a 7 de fevereiro e de 11 a 16 de fevereiro, às 17h (horário local), durante cerca de uma hora e meia.

Entre os primeiros eventos estão um show e uma série de entrevistas transmitidos por streaming direto do Ca 'Vendramin Calergi, palácio com vista para o Grande Canal, sede do Casino de Veneza.

Além disso, diariamente durante a programação haverá a exibição de 40 vídeos pequenos sobre as histórias do Carnaval, tendo como protagonistas os artistas, artesãos, figurinistas, e também os locais da festa, incluindo museus, teatros, oficinas de máscaras, lojas e restaurantes.

"Queremos sublinhar nesta edição 'inédita' do Carnaval" "o papel fundamental das atividades artesanais para a preservação da identidade de Veneza , realçando seu papel de intérpretes das tradições da cidade", afirmou o diretor-geral da Proteção das Tradições do Município de Veneza, Giovanni Giusto.

O novo formato do Carnaval de Veneza poderá ser acompanhado por pessoas de todas as idades, graças às salas virtuais específicas. Para as crianças, a "Carnaval Kids" oferece oficinas, performances, contos interativas e uma edição do concurso de máscara. Já os adolescentes poderão entrar na sala "Carnaval Juvenil" para acessar fantasias, tutoriais e concursos.

Outra sala interessante é a do "Carnaval de Tiktok", na qual diferentes influenciadores contarão sobre seu carnaval virtual. O vencedor será um convidado especial da próxima edição.

Por fim, no dia 14 está prevista uma sala virtual em que será celebrada a final da tradicional competição da máscara mais bela. As inscrições para a competição podem ser feitas até 10 de fevereiro no site oficial do Carnaval.

A escolha do item mais bonito será realizada pela equipe artística do evento, e o ganhador vai ser anunciado durante a live, além de ser convidado especial do Carnaval de Veneza 2022. 

Nesta edição, ainda haverá a eleição da Maria do Carnaval de 2020, que está pendente desde a última festa, que foi cancelada pela Covid-19.

Cortina -

No dia 7 de fevereiro, o Carnaval de Veneza chegará na neve de Cortina d'Ampezzo, por ocasião da cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Esqui. Na data, o evento será transmitido ao vivo como uma homenagem às Dolomitas. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA