Retrato de Dante Alighieri é restaurado na Itália

A intervenção na obra de Andrea del Castagno durou 6 meses

O retrato será exibido em uma exposição em Forlì, na Itália
O retrato será exibido em uma exposição em Forlì, na Itália (foto: Ansa)
11:54, 22 MarFLORENÇA ZRS

(ANSA) - Um dos mais famosos retratos do poeta florentino Dante Alighieri (1265-1321) foi completamente restaurado e já está pronto para ser a principal estrela de uma exposição na cidade de Forlì, na região da Emilia-Romagna.

A restauração do retrato realizado por Andrea del Castagno (1421-1457) durou por volta de seis meses e a obra recuperou sua cor original. Ela está nas Gallerie degli Uffizi, em Florença.

A intervenção foi conduzida pela oficina Opificio delle Pietre Dure. Os especialistas trabalharam sobre os sedimentos presentes na superfície e retocaram a obra, recuperando a leveza da pintura e deixando o rosto de Dante ainda mais iluminado.

A obra será a grande protagonista da exposição "Dante - A visão da arte", que está prevista para acontecer entre os dias 1º de abril e 11 de julho em Forlì. A organização do evento está por conta da Fondazione Cassa dei Risparmi.

"Este é talvez o retrato mais famoso de Dante, um ícone que está ligado à cultura e ao espírito dos italianos. Ainda mais significativo é o fato da restauração ter sido financiada por Linda Balent, da Friends of the Uffizi Galleries, porque Dante é de fato um poeta universal e suas obras são conhecidas em todo o mundo", declarou Eike Schmidt, diretor dos Uffizi.

Depois da exposição em Forlì, o retrato de Dante será exibido em Castagno d'Andrea, na região da Toscana, cidade natal do pintor Andrea del Castagno e local onde o famoso poeta italiano, exilado de Florença, decidiu aceitar as provisões dos florentinos e não voltar para o município.

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores da Itália revelou um calendário com mais de 500 eventos para comemorar os 700 anos da morte de Alighieri, autor da "Divina Comédia" e "pai" da língua italiana. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA