Obra de Banksy é vendida por preço recorde para ajudar hospitais

Pintura faz homenagem aos profissionais de saúde

Pintura faz homenagem aos profissionais de saúde
Pintura faz homenagem aos profissionais de saúde (foto: EPA)
19:26, 23 MarLONDRES ZCC

(ANSA) - Uma obra do artista de rua britânico Banksy, criada como uma "homenagem universal" aos profissionais de saúde, foi leiloada nesta terça-feira (23) por um preço recorde para ajudar o sistema de saúde do Reino Unido.

A pintura, batizada de "Game Changer" ("Mudança no Jogo"), foi arrematada em Londres por 16,758 milhões de libras (cerca de R$126,5 milhões) na casa de leilões Christie's, por quase cinco vezes a mais de seu preço original. Inicialmente, o quadro estava avaliado entre 2,5 e 3,5 milhões de libras.

A quantia arrecadada bate o recorde do "Devolved Parliament", de Banksy, que foi vendido por 9,9 milhões de libras (R$7 milhões).

"Game Changer" havia sido doado ao hospital de Southampton, no sul da Inglaterra, em maio do ano passado, durante a primeira onda da pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2. No desenho em preto e branco, que tem cerca de um metro quadrado, um menino opta por uma boneca vestida de enfermeira ao invés do Batman ou do Super-Homem como seu herói favorito.

A pintura foi feita para homenagear os médicos, enfermeiros e demais operadores sanitários dos hospitais britânicos envolvidos na luta contra a Covid-19. No entanto, o famoso artista urbano anônimo decidiu leiloar o quadro original para arrecadar verbas para o Serviço Nacional de Saúde (NHS), mas fará uma reprodução do desenho para manter no centro médico. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA