Morre aos 78 anos o escritor italiano Paolo Maurensig

Autor ficou conhecido pelo livro "A Variante Lünenberg"

Paolo Maurensig também era jogador de xadrez e violoncelista amador
Paolo Maurensig também era jogador de xadrez e violoncelista amador (foto: Ansa)
11:02, 29 MaiTRIESTE ZLR

(ANSA) - Morreu neste sábado (29), aos 78 anos de idade, o escritor italiano Paolo Maurensig. A causa do falecimento, no entanto, não foi divulgada.

Nascido em Gorizia, na região de Friuli Veneza Giulia, Maurensig também era jogador de xadrez e violoncelista amador, temas que nortearam seus dois romances mais famosos.

O primeiro, chamado "A Variante Lünenberg" (1993), narra uma partida entre dois enxadristas por meio dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Já o segundo, "Canone Inverso" (1996), trata sobre um valioso violino que representa o elo entre dois meninos estudantes de uma escola de música. O livro "A Variante Lünenberg" chegou a ser lançado no Brasil pela Companhia das Letras, mas hoje só é encontrado em sebos.

"O escritor goriziano Paolo Maurensig nos deixou. Narrador de histórias e profundo conhecedor do nosso povo e da nossa terra.

Sua herança literária ficará entre nossas recordações mais preciosas", disse nas redes sociais o governador de Friuli Veneza Giulia, Massimiliano Fedriga. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA