Pompeia abre área do 'antecessor do fast food' ao público

Termopólio completo foi encontrado no fim de 2020

Termopólio da Reggio V de Pompeia foi restaurado e será aberto ao público nesta quinta (12) (foto: Ansa)
11:47, 11 AgoPOMPEIA ZGT

(ANSA) - O Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, vai abrir ao público a área do Termopólio da Reggio V nesta quinta-feira (12). O local é considerado uma espécie de antecessor dos restaurantes de fast food e foi descoberto de maneira total no fim de dezembro de 2020.

O sítio arqueológico tem cerca de 80 termopólios, mas nenhum deles está tão completo e intacto como o da Reggio V. O nome do local é grego e indica um ponto onde ficam guardados grandes potes (dolium) embutidos em um balcão de alvenaria. Eram muito comuns no Império Romano e eram usados pela classe média e pelos mais pobres para o consumo de refeições rápidas fora de casa.

O termopólio passou por uma restauração dos especialistas para garantir a integridade estrutural e também para a manutenção das pinturas, que mostram, entre outros itens, desenhos de animais e de seres celestiais.

O local havia sido identificado pela primeira vez na Grande Escavação de 2019, quando a marca deixada pelas cinzas da erupção em uma porta de madeira reapareceu e a varanda do primeiro andar da estrutura foi encontrada. Lá, havia uma pequena parte do balcão, que ficava com a face voltada para a praça, com uma bela fonte de mármore.

Por conta da beleza, os arqueólogos decidiram fazer uma nova intervenção no local no fim de 2020 e conseguiram restituir toda a decoração e a complexidade do local. Nas escavações, foram encontrados restos de comida petrificada pela força do vulcão Vesúvio, bem como os potes, pratos e os balcões angulados. Os especialistas ainda encontraram dois esqueletos na última escavação, de dois homens, e os restos mortais de um cachorro.

A abertura do Termopólio da Reggio V é mais uma das série de novidades que Pompeia preparou para 2021. Em 19 de julho, foram reabertos a Vila dos Mistérios e o Lupanar, que passaram por uma grande reforma. No dia 26, foram reabertas as domus da Casa dell'Efebo e a do Sirico.

Pompeia, Herculano e parte de Torre Anunziata foram destruídas com a erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA