Morre Nicoletta Orsomando, locutora da Rai por 40 anos

Ela foi a mais famosa das 'senhoritas boa noite'

Nicoletta Orsomando trabalhou na Rai entre 1953 e 1993
Nicoletta Orsomando trabalhou na Rai entre 1953 e 1993 (foto: ANSA)
11:42, 21 AgoROMA ZLR

(ANSA) - Morreu neste sábado (21), aos 92 anos de idade, Nicoletta Orsomando, locutora da emissora pública Rai durante quatro décadas.

Nascida em Casapulla, no sul da Itália, Orsomando faleceu em um hospital de Roma após uma "breve doença", mas a causa exata da morte não foi divulgada pela família.

O funeral está marcado para a próxima segunda-feira (23), na Igreja de Santa Maria em Trastevere, em Roma.

Orsomando começou a trabalhar na Rai em 1953, quando a emissora ainda fazia transmissões experimentais, e sua primeira aparição nas telinhas foi no anúncio de um programa para jovens naquele mesmo ano.

A partir de 1954, quando a Rai iniciou suas transmissões televisivas regulares, Orsomando se tornou uma das locutoras mais famosas da Itália e um ícone das "senhoritas boa noite" ("signorine buonasera", em italiano), como eram chamadas as mulheres que anunciavam a programação na TV.

O apelido remete à própria forma como Orsomando se dirigia aos italianos, sempre iniciando suas participações com a frase: "Senhoras e senhores, boa noite".

Naquela época, as locutoras também apareciam na tela, e não apenas sua voz, como é mais comum hoje. Orsomando também apresentou diversos programas, como o Festival de Sanremo de 1957, e fez seu último anúncio na Rai em 28 de dezembro de 1993. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA