Festival de Veneza exibe homenagem de Tornatore a Morricone

Família de Morricone participaram da 78ª edição do Festival de Veneza
Família de Morricone participaram da 78ª edição do Festival de Veneza (foto: ANSA)
16:16, 10 SetVENEZA ZCC

(ANSA) - Um documentário sobre o maestro italiano Ennio Morricone, realizado pelo cineasta Giuseppe Tornatore, será exibido, nesta sexta-feira (10), na 78ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

Intitulada "Ennio", a produção, fora da competição, traz um retrato abrangente do maestro, considerado um dos músicos mais influentes do século 20 e vencedor de duas premiações na cerimônia do Oscar, que procura revelar os aspectos menos conhecidos de sua vida, como a paixão pelo xadrez.

A obra narra a trajetória cronológica da vida de Morricone, morto em julho de 2020, em uma longa entrevista feita por Tornatore, com comentários de artistas e realizadores, como Bernardo Bertolucci, Giuliano Montaldo, Marco Bellocchio, Dario Argento, os irmãos Taviani, Oliver Stone, Quentin Tarantino, Bruce Springsteen, entre outros.

Realizado em tempo recorde, o filme é, de fato, uma excepcional homenagem à arte do italiano e uma "fonte para futuros documentários ou para quem quer se aprofundar em Morricone".

"Ennio" é uma obra feita em conjunto pela Itália, Bélgica, China e Japão, produzida por Gianni Russo e Gabriele Costa. O lançamento no festival de cinema conta com a presença da viúva Maria, com quem Morricone se casou em 1956 e seus filhos, Marco e Giovanni.

"Ele tinha essa intensidade de mente, ele tinha uma emoção que nunca escondeu, era um homem transparente em tudo. E então relembrar os momentos importantes de sua vida foi uma passagem sugestiva", diz à ANSA Tornatore.

Além do documentário sobre Morricone, hoje será exibido os dois últimos filmes na disputa pelo Leão de Ouro: o suspense filipino "On the Job: The Missing 8", de Erik Matti, e o drama francês "Un Autre Monde", de Stéphane Brizé. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA