Casa Fiat facilita acesso de deficientes a obra de Portinari

Instituição lançou recentemente um kit de acessibilidade

Imagem do kit de acessibilidade da Casa Fiat de Cultura
Imagem do kit de acessibilidade da Casa Fiat de Cultura (foto: Ansa)
10:37, 22 SetSÃO PAULO ZRS

(ANSA) - A Casa Fiat de Cultura anunciou o lançamento de um kit para ampliar o acesso de pessoas com deficiência à obra "Civilização Mineira", maior painel de Candido Portinari (1903-1962) em Minas Gerais.

O kit acessibilidade recebeu o nome de "Portinari para apreciação tátil e auditiva" e será entregue a instituições educacionais. Ele também ficará disponível ao público da Casa Fiat de Cultura.

A famosa obra de Portinari, em exposição permanente no hall de entrada da instituição, foi reproduzida em relevo e em tamanho reduzido para possibilitar a apreciação tátil. A imagem foi mapeada digitalmente, sendo possível explorar figuras e formas representadas no painel.

"Elaboramos uma ferramenta de inclusão que fomenta a inserção e o desenvolvimento de temáticas relacionadas à arte, cultura e patrimônio. É mais que uma peça facilitadora para a pessoa deficiente, mas para todos os públicos. O que o olhar não capta, as mãos percebem", disse a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga.

A peça tátil ainda é acompanhada por um caderno educativo, que será impresso em braille e texto ampliado, com a descrição comentada da obra.

O projeto foi lançado por ocasião do dia nacional da luta da pessoa com deficiência, celebrado em 21 de setembro. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA