Elena Ferrante lança livro sobre a arte da escrita

Volume reúne quatro ensaios inéditos da misteriosa autora

Capa do novo livro de Elena Ferrante
Capa do novo livro de Elena Ferrante (foto: Ansa)
14:21, 25 NovROMA ZLR

(ANSA) - A misteriosa escritora italiana Elena Ferrante lançou nesta quarta-feira (24) um novo livro com quatro textos inéditos sobre a "aventura do escrever".

Publicado pela Edizioni E/O, o volume se chama "I margini e il dettato" ("As margens e o ditado", em tradução livre) e reúne em 154 páginas reflexões de Ferrante sobre seu ofício.

O livro conta com três palestras pensadas para o ciclo Umberto Eco Lectures, promovido pela Universidade de Bolonha, e o ensaio "La costola di Dante" ("A costela de Dante"), composto para um congresso pelos 700 anos da morte do sumo poeta da língua italiana.

"O desafio é aprender a usar com liberdade a gaiola dentro da qual estamos fechados. É uma contradição dolorosa: como usar uma gaiola com liberdade, seja ela um sólido gênero literário, hábitos expressivos consolidados ou até a própria língua?", questiona Ferrante em um dos textos.

Em outro trecho, a escritora propõe uma "fusão dos talentos femininos". "Contra a língua malvada que historicamente não acolhe as nossas verdades, devemos confundir, fundir nossos talentos, nenhuma linha deve ser perdida no vento", diz.

Autora contemporânea mais celebrada da literatura italiana, Elena Ferrante permanece anônima, apesar das várias tentativas de descobrir sua verdadeira identidade.

"I margini e il dettato" è o primeiro livro da escritora desde o romance "A vida mentirosa dos adultos", lançado em 2019, e seu terceiro volume de ensaios. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA