Violinista ucraniana toca para refugiados em abrigo antibombas

Vídeo de Vera Lytovchenko viralizou nas redes sociais

Violinista Vera Lytovchenko toca em abrigo em Kharkiv
Violinista Vera Lytovchenko toca em abrigo em Kharkiv (foto: Reprodução)
14:31, 07 MarROMA ZLR

(ANSA) - Uma violinista ucraniana viralizou na internet ao tocar seu instrumento em um abrigo subterrâneo em Kharkiv, um dos principais teatros da guerra iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro.

Vera Lytovchenko é professora de violino e trocou os palcos por um refúgio antibombas em uma das cidades mais assediadas pelas tropas russas. Segundo o jornal britânico The Guardian, a música disse ter se inspirado ao ver uma de suas alunas tocando em um abrigo no início da invasão.

"Foi muito difícil tocar e pensar em algo que não fosse guerra. Mas eu decidi que precisava fazer alguma coisa. Nós nos tornamos uma família, e quando eu toquei, eles choraram. Eles esqueceram da guerra por alguns instantes e pensaram em outra coisa", declarou.

Lytovchenko tocou uma música chamada "A noite está tão enluarada" e disse que estava interessada sobretudo nas reações de seus conhecidos no Facebook, já que assim é possível saber se eles ainda estão vivos.

Kharkiv tem 1,4 milhão de habitantes e é a segunda cidade mais populosa da Ucrânia. Devido à sua importância estratégica e à proximidade com a autoproclamada república de Lugansk, tornou-se um dos principais alvos da Rússia.

"Essa é minha terra, e eu quero ajudar a reconstruir a cidade com minhas próprias mãos", afirmou a violinista. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA