Restaurante em SP recebe menu italiano inspirado no Vêneto

Chefe Mauro Buffo comandará por uma semana a cozinha do Friccò

Mauro Buffo apresentará a cozinha do Vêneto no restaurante Friccò
Mauro Buffo apresentará a cozinha do Vêneto no restaurante Friccò (foto: ANSA)
21:10, 23 OutSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - Conhecida mundialmente por sua capital, Veneza, a região do Vêneto será o destaque do menu do Friccò Restaurante, em São Paulo, durante a 4ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, que acontece entre os dias 24 e 31 de outubro.

 

Chefes de cada uma das 20 regiões da Itália estarão comandando 20 restaurantes da cidade de São Paulo nos próximos dias, com um cardápio a preço fixo. No Friccò, na Vila Mariana, o menu foi desenvolvido por Mauro Buffo, que já passou por países como Espanha e Estados Unidos, além de comandar restaurantes premiados na Itália.

 

Atualmente, ele assina a cozinha do 13 Apostoli, casa histórica de Verona. Em São Paulo, Buffo servirá bacalhau cremoso com polenta tostada; carpaccio de carne bovina; massa fresca com tinta de lula ao limão; risoto de abóboras e cogumelos frescos; fígado de vitelo acebolado; tiramisù e bolinhos de maçã. Tudo por R$ 69 no almoço e R$ 155 no jantar.

 

Em entrevista à ANSA, o chefe contou que o destaque da gastronomia do Vêneto é a simplicidade dos alimentos, que acabou inspirando o movimento Slow Food.

 

ANSA: Qual a peculiaridade da gastronomia italiana? O que a caracteriza?

Buffo: O que caracteriza a gastronomia italiana, na comparação com as outras, é a grande diversidade encontrada em cada região. Mesmo dentro da própria região, é possível encontrar diferenças e particularidades de cidade a cidade, isso graças à história do país, que sempre foi ligada à comida. Envolve tanto a cultura familiar, passando de pai para filho, quanto, em uma visão mais ampla, de artesão para artesão, de produtor para produtor.

 

A minha região é marcada por uma rede de pequenos artesãos e por produtos de sabor forte, marcante, que respeitam a terra de onde vêm e a capacidade do cozinheiro de transformar os produtos em comida para a mente.

 

ANSA: Quais os principais elementos da cozinha do Vêneto?

Buffo: Os elementos que caracterizam a cozinha da minha região são os produtos pobres que, com o passar do tempo, a evolução da agricultura e da enologia, se tornaram típicos do movimento Slow Food e de entidades criadas para preservá-los. Proveniente de uma cozinha pobre, mas ligada a um território rico em biodiversidade, podemos definir como uma cozinha local, atenta e que respeita a natureza.

 

ANSA: E quais os ingredientes típicos da região?

Buffo: Os ingredientes típico do Vêneto estão ligados ao Mar Adriático, portanto, são peixes e moluscos, também do Lago de Garda, com uma grande variedade de peixes de água doce. A carne, principalmente de porco e de aves, são típicas na cozinha da Pianura Padana e nas zonas de colinas e alpes. Muitas raízes, como o milho, o alho-poró típico de Verona, legumes e cereais também ocupam um grande espaço na nossa cozinha.

 

ANSA: Já esteve no Brasil? O que pensa sobre a gastronomia local?

Buffo: Estive algumas vezes no Brasil, viajando do norte ao sul, mas somente em férias. Por isso, estou muito honrado em voltar ao país para cozinhar, que é a melhor maneira de conhecer a fundo a cultura de um povo fantástico. Acho que a gastronomia brasileira está entre as mais ricas e diversificadas do mundo, com produtos únicos e sensacionais. Espero ter logo uma oportunidade para conhecê-la mais a fundo nesta minha viagem gastronômica.

 

Informações: http://www.settimanacucinaitaliana.com.br/

De 24 a 31 de outubro, São Paulo (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA