Com 25 anos, chefe revelação na Itália cozinha em SP

Oscar Antonio Scarano assina por uma semana o menu do Vinarium

São Paulo recebe festival gastronômico com 20 chefes italianos
São Paulo recebe festival gastronômico com 20 chefes italianos (foto: Ansa)
14:45, 28 OutSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - Com apenas 25 anos, Oscar Antonio Scarano é uma das grandes revelações de chefes de cozinha italianos. Vencedor de competições para jovens profissionais, Scarano está representando a região italiana de Molise na 4ª Settimana della Cucina RegionaIe Italiana, que ocorre até o dia 31 em São Paulo.

Ao todo, 20 restaurantes da cidade recebem 20 renomados chefes, cada um de uma região da Itália. Mesmo tendo se formado pelo Instituto Hoteleiro de Villa Santa Maria, na vizinha Abruzzo, Scarano é especialista na cozinha tradicional de Molise, o que é claramente mostrado em seu restaurante Gold, em Castelmauro, e, nesta semana, no Vinarium, na Alameda Lorena.

O cardápio assinado pelo chefe inclui mini almôndegas de queijo e ovo com caldo de crustáceos; espaguete quadrado amanteigado com trufa; frutos do mar cozidos com tomate cereja, azeite e salsinha servidos com fatias de pão; e filé suíno em crosta de queijo caciocavallo com redução de vinho tinto e cebola roxa dourada. De sobremesa, Scarano propõe pão de ló com creme de baunilha, cacau e merengue ou biscoito com chocolate e geleia de damasco. Os preços do almoço e do jantar são, respectivamente, R$ 85 e R$ 110.

Em entrevista à ANSA, o chefe falou da importância da cozinha típica regional no cenário gastronômico italiano e sobre o que torna a culinária brasileira atraente.

ANSA: Qual é a peculiaridade da gastronomia italiana? O que a caracteriza?

Scarano: Na minha opinião, a peculiaridade da gastronomia italiana reside na utilização de produtos simples, típicos e locais. Isso significa que ela é caracterizada por pratos tradicionais e sobretudo regionais.

ANSA: Quais os principais elementos da cozinha de Molise?

Scarano: O ponto de força da minha região é o encontro entre mar e montanhas. São apreciados também o macarrão alla chitarra, massa e feijões, o pallotte, queijos e ovos e também o turnicelli torrado.

ANSA: E quais os ingredientes típicos da região?

Scarano: Os produtos típicos molisanos compreendem as carnes soppressata, ventricina e pampanella; o queijo caciocavallo; as trufas; o azeite extra-virgem de oliva e o vinho Tintilia.
Outras excelências são os cauciuni, hóstias recheadas e os cippillati.
   

ANSA: Você já esteve no Brasil? O que pensa sobre a gastronomia local?

Scarano: Nunca havia tido o prazer de visitar o Brasil. Apesar de não ter muito conhecimento sobre a culinária brasileira, acredito que, graças aos produtos exóticos, dos quais pode-se fazer amplo uso, ela se revela atraente.

 

Informações:

http://www.settimanacucinaitaliana.com.br/

De 24 a 31 de outubro (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA