Movimento de Greta Thunberg faz mobilização pela Amazônia

Consulados do Brasil foram alvos de protestos de ativistas

Vista aérea de incêndio na Amazônia, em 23 de agosto de 2019
Vista aérea de incêndio na Amazônia, em 23 de agosto de 2019 (foto: EPA)
11:34, 28 AgoROMA ZLR

(ANSA) - O movimento Fridays for Future (Sextas-feiras pelo futuro), liderado pela ativista sueca Greta Thunberg, promove nesta sexta-feira (28) uma mobilização contra o desmatamento da Amazônia, incluindo manifestações em frente a consulados brasileiros ao redor do mundo.

O grupo realiza greves estudantis semanais às sextas-feiras e desta vez concentra suas ações na maior floresta tropical do planeta. "Minha 75ª semana de greve climática. Hoje eu me juntei ao ato #SOSAmazonia fora do Consulado-Geral do Brasil em Istambul", escreveu no Twitter a ativista turca Deniz Çevikus.

As contas do Fridays for Future no Brasil nas redes sociais postaram imagens de atos pela Amazônia em diversos locais, como Estocolmo (Suécia), Berlim (Alemanha) e Berna (Suíça). A mobilização acontece até 31 de agosto e também pede o bloqueio do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, já colocado em dúvida por líderes da UE nos últimos meses.

"Ainda que a Amazônia seja essencial para a vida dos povos indígenas e para a proteção do clima no planeta, o crescente desmatamento arrisca levar essa floresta tropical a um ponto de não-retorno, transformando-a em um ecossistema mais semelhante a uma savana", disse o Greenpeace, que se juntou à manifestação. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA