Bombeiros afirmam que incêndios na Grécia estão 'sob controle'

Em cerca de 2 semanas, fogo destruiu mais de 100 mil hectares

Incêndios na Grécia destruíram mais de 100 mil hectares de área
Incêndios na Grécia destruíram mais de 100 mil hectares de área (foto: EPA)
12:28, 13 AgoATENAS ZGT

(ANSA) - Após cerca de duas semanas, o Corpo de Bombeiros da Grécia anunciou nesta sexta-feira (13) que os enormes incêndios que atingiram o país estão "sob controle".

Considerado um dos piores desastres ecológicos dos últimos 30 anos, o fogo destruiu mais de 100 mil hectares de área.

"Desde ontem, não há uma grande frente ativa. Há apenas focos dispersos", disse o porta-voz da corporação. O controle não veio apenas por conta da atuação das equipes, que estão divididas em várias partes do território, mas por causa da chuva e das temperaturas mais amenas.

A região norte da ilha de Eubeia, a segunda maior da Grécia, foi a mais destruída, com centenas de pessoas perdendo suas casas e suas plantações. A tragédia ainda deixou, ao menos, três mortos e centenas de pessoas precisando de atendimento médico por conta da inalação da fumaça.

O primeiro-ministro do país, Kyriakos Mitsotakis, alertou que há o temor de novos grandes incêndios porque agosto é um mês muito quente "e podemos ter dias difíceis pela frente". "Mas, podemos dizer que estamos um pouco mais otimistas hoje", acrescentou em coletiva realizada nesta quinta-feira (12).

Além da Grécia, diversos países banhados pelo Mar Mediterrâneo - como Itália, Turquia e Argélia - também vem sofrendo com a sequência de incêndios nessa temporada. (ANSA).

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA