Araújo fala com secretário de Estado de Biden pela 1ª vez

Secretário de Estado americano, Anthony Blinken
Secretário de Estado americano, Anthony Blinken (foto: EPA)
10:01, 23 MarSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo teve uma "longa e produtiva" conversa por telefone nesta quinta-feira (11) com o novo secretário de Estado americano, Antony Blinken, pela primeira vez.

"Encontramos convergência de visões sobre a centralidade da democracia e grande empenho em trabalhar juntos nas questões do comércio, do clima e promoção dos direitos humanos", afirmou o chanceler brasileiro no Twitter.

Segundo o Itamaraty, Blinken e o chanceler brasileiro "confirmaram o compromisso com o contínuo fortalecimento das relações Brasil-EUA", além de debaterem temas de interesse comum, como comércio, investimentos, defesa e promoção da democracia, clima e meio ambiente, direitos humanos, enfrentamento do coronavírus Sars-CoV-2, entre outros.

O Departamento de Estado americano, por sua vez, ainda não divulgou nenhum comunicado oficial sobre o conteúdo do telefonema.

No mês passado, Araújo já havia enviado uma carta para Blinken ressaltando a agenda entre as duas nações, enquanto que o presidente Bolsonaro publicou em suas redes sociais um documento que mandou para seu homólogo americano, Joe Biden, reafirmando o desejo de aprofundar as relações bilaterais. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA